Giro Capixaba
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Mundo
  • Opinião
  • Política
  • Economia & Emprego
  • Tecnologia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Giro Capixaba
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Mundo
  • Opinião
  • Política
  • Economia & Emprego
  • Tecnologia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Giro Capixaba
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Senado aprova pacote de leis em defesa das crianças no primeiro semestre de 2025

Medidas abrangem saúde, educação, segurança, inclusão social e apoio às famílias em situações de vulnerabilidade.

redação Por redação
22/07/2025 - 17:58
em Brasil
A A
Saiba quais foram os principais projetos aprovados pelo Senado em 2025 para garantir os direitos e a proteção das crianças no Brasil. Leis abrangem áreas como saúde, educação, segurança e apoio às famílias.

Imagem: Agência Senado

O Senado Federal aprovou, no primeiro semestre de 2025, uma série de projetos de lei voltados à proteção e ao bem-estar das crianças brasileiras. As propostas contemplam áreas essenciais como saúde, alimentação, prevenção de acidentes, combate a crimes, educação infantil e apoio às famílias.

Algumas iniciativas já foram sancionadas e transformadas em lei, enquanto outras ainda tramitam no Congresso Nacional.

Leia Também

STF marca para 28 de julho os interrogatórios dos réus do núcleo 3 da tentativa de golpe

Lula regulamenta uso de biometria em benefícios sociais e lança medidas para modernização digital do governo

Alimentação adequada para autistas

Sancionada em abril, a Lei 15.131/2025 fortalece os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ao prever a promoção da nutrição adequada e da terapia nutricional. A nova norma detalha esse direito, já previsto na política nacional criada em 2012, e garante atendimento especializado por profissionais habilitados, seguindo protocolos clínicos atualizados.

Segundo o senador Flávio Arns (PSB-PR), relator da proposta, entre 40% e 80% das crianças com autismo apresentam alimentação altamente restritiva, o que pode comprometer seu desenvolvimento nutricional e de saúde.

Apoio a famílias em luto gestacional ou neonatal

Também sancionada, a Lei 15.139/2025 institui a Política Nacional de Humanização do Luto Materno e Parental. A medida prevê atendimento psicológico, suporte emocional, exames para identificação de causas da perda, acompanhamento em futuras gestações e rituais de despedida respeitosos para fetos ou recém-nascidos.

A proposta ainda estabelece o Outubro como o Mês de Conscientização sobre o Luto Gestacional, Neonatal e Infantil e determina a capacitação de profissionais de saúde para lidar com essas situações de maneira empática.

Saúde mental para crianças e adolescentes

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou o PL 4.928/2023, que assegura o acesso de crianças e adolescentes aos programas de saúde mental do SUS. O texto determina que o atendimento deve incluir atenção psicossocial básica e especializada, atendimento de emergência e internação hospitalar, além de prever a distribuição gratuita de medicamentos.

A proposta, de autoria da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), segue agora para a análise da Câmara dos Deputados.

Prevenção de afogamentos em piscinas

A Comissão de Fiscalização e Controle aprovou o PL 1.944/2022, que obriga a adoção de medidas para prevenir o afogamento de crianças em piscinas — inclusive nas residenciais. O projeto prevê a instalação de barreiras físicas, placas com orientações de segurança, proibição de distrações como uso de celulares e incentivo à natação infantil.

A proposta, do senador Eduardo Gomes (PL-TO), segue em tramitação na Câmara.

Incentivo ao esporte infantil

O Senado também aprovou o PLP 234/2024, que amplia os incentivos fiscais para projetos esportivos voltados a crianças e adolescentes. A proposta torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte e aumenta, a partir de 2028, o limite de dedução no Imposto de Renda de 2% para 3% para pessoas jurídicas.

O texto aguarda sanção presidencial.

Cadastro nacional de creches

Aprovado na Comissão de Educação, o PL 1.533/2024 prevê a criação de um cadastro nacional de creches. O objetivo é reunir dados de instituições de educação infantil em um sistema unificado, com informações sobre infraestrutura, qualidade do serviço, vagas disponíveis e integração com áreas como saúde e assistência social.

A proposta ainda está em análise na Câmara dos Deputados.

Alfabetização até o 2º ano do ensino fundamental

O Senado aprovou o PL 4.937/2024, que consolida o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo governo federal em 2023. O objetivo é garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar aprendizados perdidos durante a pandemia.

A União será responsável pela coordenação nacional da política, e estados e municípios deverão implementar ações alinhadas às diretrizes federais.

Liberação de meio período para vacinação infantil

Para estimular a imunização infantil, a CAS aprovou o PL 570/2024, que permite a pais e responsáveis se ausentarem do trabalho por até meio turno para acompanhar a vacinação dos filhos. A ausência deverá ser justificada com comprovação oficial.

A proposta agora será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Combate ao abuso sexual infantil

O PL 2.810/2025, aprovado no Senado, reforça o combate a crimes sexuais contra crianças, aumentando as penas e exigindo medidas mais rigorosas, como monitoramento eletrônico dos condenados e afastamento preventivo de profissionais suspeitos de abuso.

Segundo a senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), autora da proposta, a intenção é proteger as crianças desde o início da investigação, evitando novos casos de violência.

Punição mais rigorosa para fornecimento de drogas a menores

O PL 942/2024, relatado por Damares Alves, propõe o aumento da pena quando a entrega de bebidas alcoólicas ou drogas a menores resultar em consumo. A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente e está em análise na CCJ.

Ampliação de licenças parentais

Propostas aprovadas no semestre também ampliam o tempo de licença-maternidade e licença-paternidade, com foco na valorização do cuidado nos primeiros meses de vida da criança e na redução de desigualdades de gênero.

A discussão se intensificou após decisão do STF, que determinou ao Congresso regulamentar a licença-paternidade — atualmente limitada a cinco dias — até julho de 2025. Como o prazo expirou, o Supremo poderá definir regras até que o Congresso conclua a regulamentação.

*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.

Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram

Tags: #Alfabetização#Autismo#Creches#direitos da criança#políticas públicas#proteção à infância#saúde infantil#Vacinaçãocombate a crimes sexuaiseducação infantilEsporteluto gestacionalSenado Federal
EnviarCompartilhamentoTweetCompartilhamentoCompartilhamentoEnviar
Notícia anterior

Justiça suspende cláusulas abusivas de contratos com atingidos pelo desastre da Samarco em Mariana

Próxima notícia

Senado aprova 140 propostas no 1º semestre de 2025 com foco em proteção social, saúde e segurança pública

redação

redação

Próxima notícia
No primeiro semestre de 2025, o Senado aprovou 140 matérias legislativas, incluindo leis e PECs que ampliam direitos sociais, fortalecem a saúde pública e promovem segurança para idosos, mulheres e crianças.

Senado aprova 140 propostas no 1º semestre de 2025 com foco em proteção social, saúde e segurança pública

Senador Jorge Kajuru apresenta projeto que endurece a pena para quem fizer apologia a crimes ou criminosos. A proposta eleva a punição de até seis meses para até quatro anos de prisão, com foco no combate à incitação online.

Projeto de lei propõe aumento de pena para apologia a crimes e criminosos

  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Mundo
  • Opinião
  • Política
  • Economia & Emprego
  • Tecnologia

Notícias do Estado do Espírito Santo, das cidades e do mundo.
E-mail: contato@girocapixaba.com.br

Giro Capixaba - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Mundo
  • Opinião
  • Política
  • Economia & Emprego
  • Tecnologia

Notícias do Estado do Espírito Santo, das cidades e do mundo.
E-mail: contato@girocapixaba.com.br

Giro Capixaba - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist