A aviação comercial no Brasil registrou recorde histórico no primeiro semestre de 2025. Segundo dados divulgados pelo Ministério de Portos e Aeroportos, 61,8 milhões de passageiros embarcaram em voos domésticos e internacionais entre janeiro e junho, representando um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2024.
O destaque foi o aumento nos voos internacionais, que transportaram 13,8 milhões de passageiros, um salto de 15,3%. Já o tráfego doméstico movimentou mais de 40 milhões de viajantes, crescimento de 8,6% no comparativo anual.
“Estamos vivendo o melhor período da nossa aviação civil. Se mantivermos esse ritmo no segundo semestre, 2025 será o melhor ano da história do setor. Isso representa um impacto direto no turismo, na hotelaria e na economia como um todo”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em nota oficial.
Aeroportos em alta
De acordo com o levantamento baseado no Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Aeroporto Internacional do Galeão (RJ) foi o que apresentou maior crescimento percentual: subiu de 6,5 milhões para 8,2 milhões de passageiros, alta de 26%.
Outros terminais que se destacaram no período:
- Aeroporto de Confins (MG): movimentou 6,2 milhões de pessoas, crescimento de quase 15%;
- Aeroporto de Guarulhos (SP): maior do país, registrou quase 22 milhões de passageiros, alta de 8%;
- Aeroporto de Brasília (DF): movimentou 7,5 milhões, aumento de 7,6%, o melhor resultado desde 2019, apesar da queda no ranking.
- Perspectiva para o segundo semestre
Para o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, o desempenho do setor deve continuar em alta nos próximos meses, impulsionado pelos investimentos públicos em infraestrutura e pelo apoio às companhias aéreas.
“Estamos colhendo os frutos do planejamento e da modernização da aviação civil brasileira. O segundo semestre deve consolidar esse crescimento”, disse.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram