A seleção brasileira feminina garantiu sua terceira vitória consecutiva na Copa América Feminina 2025, ao derrotar o Paraguai por 4 a 1, na última segunda-feira (22), no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, no Equador. Com o resultado, o Brasil assegurou vaga nas semifinais da competição, liderando o Grupo B com nove pontos.
A partida teve transmissão ao vivo pela TV Brasil. Com apenas uma rodada restante na fase de grupos, a equipe comandada por Arthur Elias já não pode mais ser ultrapassada por Venezuela (4 pontos), Paraguai (3) ou Bolívia (0). A única seleção que ainda pode superar o Brasil na tabela é a Colômbia, que soma sete pontos, após golear a Bolívia por 8 a 0, também na segunda.
Próximo desafio: Colômbia
Brasil e Colômbia se enfrentam na próxima sexta-feira (25), às 21h (horário de Brasília), no Estádio Banco Guayaquil, em Quito. A partida também será exibida pela TV Brasil. Um empate garante às brasileiras a liderança do grupo, enquanto as colombianas precisam da vitória para tomar a primeira posição.
Caso o Brasil vença, a Colômbia dependerá do resultado de Venezuela x Paraguai, no mesmo horário, para garantir a classificação.
Como foi a goleada
O Brasil mostrou eficiência nas bolas paradas e abriu o placar aos 27 minutos com Yasmin, que repetiu a dose aos 39, em duas cobranças de falta pela direita que terminaram direto no gol. No segundo tempo, o Paraguai ficou com uma jogadora a menos aos 10 minutos, após Camila Arrieta ser expulsa por falta em Marta.
Aos 14, Amanda Gutierrez ampliou com um chute cruzado após passe de Angelina. O Paraguai descontou aos 16, com Cláudia Martínez, que aproveitou falha da defesa brasileira. Mas o Brasil voltou a marcar aos 29, com um belo gol de Duda Sampaio, eleita a melhor em campo.
Expectativa para o clássico sul-americano
“O jogo contra a Colômbia será nosso maior teste na primeira fase”, afirmou Duda Sampaio, ao site da CBF. Já o técnico Arthur Elias destacou a força do adversário: “É uma equipe sólida, com jogadoras de destaque internacional. Será um grande jogo”.
A Colômbia, vice-campeã em três das últimas quatro edições, vem embalada por uma boa campanha na última Copa do Mundo, onde chegou às quartas de final. O elenco conta com nomes de destaque como Linda Caicedo (Real Madrid), Mayra Ramírez (Chelsea) e Catalina Usme (Galatasaray), além de atletas que atuam no futebol brasileiro.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram