Neste 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, Vitória celebra mais uma conquista histórica pelo segundo ano consecutivo, a cidade foi reconhecida como líder nacional em saúde pública, ocupando o primeiro lugar no ranking do eixo Saúde. O resultado é fruto de investimentos em inovação tecnológica, humanização no atendimento e ampliação da oferta de serviços à população.
Entre os destaques está a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, com funcionamento 24h e capacidade triplicada de atendimentos. A gestão também zerou filas para exames como mamografia, fisioterapia e tomografia, além de ter realizado mais de 1,5 milhão de atendimentos especializados nos últimos quatro anos — com previsão de triplicar esse número até 2028.
Na saúde escolar, o programa Olhar Vitória eliminou a fila por consultas oftalmológicas nas escolas da rede municipal. Mais de 60 mil exames de acuidade visual foram realizados e quase 3 mil óculos foram entregues gratuitamente a estudantes.
Outro avanço foi o programa Saúde Tá On, que permite agendamentos personalizados de consultas e exames via WhatsApp. Mais de 100 mil atendimentos já foram agendados dessa forma, reduzindo faltas e melhorando o fluxo nas unidades.
A tecnologia também está presente no combate ao Aedes aegypti, com drones de visão térmica, tablets para agentes de saúde, painel em tempo real de medicamentos e totens de autoatendimento nas unidades.

No cuidado com as mulheres, programas como Sou da Ilha oferecem kits maternidade e incentivo ao pré-natal. Já o inédito Ambulatório da Dor Crônica oferece atendimento multidisciplinar a pacientes com fibromialgia e artrose.
A prefeitura também ampliou horários de atendimento em diversas Unidades de Saúde, incluindo fins de semana e feriados, e aumentou o número de leitos de 21 para 34 nos prontos atendimentos.
Diversas obras estão em andamento, incluindo novas unidades de saúde nos bairros Santo Antônio, Grande Vitória, República, Consolação e Forte São João, além do novo Centro de Referência ao Idoso (CRAI) e o Caps Infantil.
“A nossa prioridade é cuidar das pessoas com acesso facilitado, atendimento humanizado e inovação constante”, destacou a secretária de Saúde, Magda Lamborghini.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram