A Petrobras atingiu um marco histórico nesta quinta-feira (14) com o FPSO Almirante Tamandaré, que alcançou 225 mil barris de petróleo por dia, a maior produção já registrada por uma única plataforma na história da companhia. O feito ocorreu três meses antes do previsto, no Campo de Búzios, na Bacia de Santos, a cerca de 180 km da costa do Rio de Janeiro.
Em operação desde fevereiro, o navio-plataforma — afretado à holandesa SBM Offshore — atualmente está conectado a cinco poços de petróleo, com previsão de chegar a oito. O Campo de Búzios, descoberto em 2010, é considerado um dos mais promissores do mundo e deve ultrapassar Tupi como o maior produtor da Petrobras.
Segundo a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi, a capacidade média das plataformas globais é de cerca de 150 mil barris/dia. “Alcançamos outro patamar de produtividade, só possível em campos como o de Búzios”, afirmou.
O projeto de Búzios contará ainda com mais cinco unidades em construção, sendo três de alta capacidade. Além do Almirante Tamandaré, já operam no campo as plataformas P-74, P-75, P-76, P-77 e Almirante Barroso.
O nome da plataforma homenageia Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil, que teve papel de destaque em momentos decisivos da história nacional, como a Guerra da Independência e a Guerra do Paraguai.
No segundo trimestre de 2025, a produção total de óleo no pré-sal foi de 1,974 milhão de barris/dia, aumento de 6,5% em relação ao trimestre anterior.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram