Representantes da Unesco visitaram o Maranhão para entregar os certificados de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ao Complexo Cultural do Bumba Meu Boi e de Patrimônio Natural da Humanidade ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
A cerimônia dos Lençóis Maranhenses ocorreu nesta sexta-feira (15) no Parque das Dunas, em Barreirinhas. O governador Carlos Brandão destacou que o reconhecimento aumenta a responsabilidade de preservação da área. “O turismo gera emprego e renda, mas também exige cuidado. Não é só receber o título, é proteger as dunas, evitar lixo e investir em infraestrutura”, disse, ressaltando que já garantiu R$ 100 milhões, com apoio do presidente Lula, para obras de saneamento e abastecimento de água na região.

Na quinta-feira (14), a comitiva da Unesco entregou às autoridades maranhenses o certificado do Bumba Meu Boi. Para o secretário de Cultura, Yuri Arruda, a honraria representa mais do que um ato simbólico. “É um reconhecimento mundial de que o Bumba Meu Boi é resistência, fé, identidade e pertencimento. Essa tradição secular traduz a memória viva e criativa do povo do Maranhão”, afirmou.
O Bumba Meu Boi foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em dezembro de 2019 pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. Já os Lençóis Maranhenses receberam o título de Patrimônio Natural da Humanidade em julho de 2024, durante a 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Nova Deli, na Índia.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram