A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou, nesta quarta-feira (13/8), a compra de até 110 mil toneladas de arroz por meio de Contratos de Opção de Venda (COV), beneficiando produtores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A medida foi autorizada pelos ministérios da Fazenda (MF), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com investimento de R$ 181,1 milhões.
O objetivo é retomar os estoques públicos, incentivar a produção nacional e garantir preços justos para agricultores e consumidores. De acordo com a Conab, o valor pago será até 15% acima do preço mínimo estabelecido, somado aos custos logísticos e financeiros até a entrega do produto. O primeiro leilão deve ocorrer até o fim da próxima semana.
O presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou que a compra é estratégica:
“Estamos pagando mais que o mercado para garantir renda ao produtor e segurança de abastecimento para a população”, afirmou.
Além dessa operação, a Conab também está autorizada a adquirir até 20 mil toneladas de arroz por meio da Aquisição do Governo Federal (AGF), mecanismo da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Em 2024, uma primeira rodada de COV negociou cerca de 91,7 mil toneladas com 3.396 contratos firmados.
As ações respondem à queda nos preços do arroz devido à alta oferta no mercado, somada à boa safra nacional, ao aumento da produção mundial e à retomada das exportações asiáticas, que ampliam a disponibilidade global do grão.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram