O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que, nesta quarta-feira (13), assinará a Medida Provisória Brasil Soberano, que cria uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para empresas brasileiras afetadas pelas tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos. O “tarifaço”, em vigor desde 6 de agosto, foi determinado pelo presidente Donald Trump e atinge especialmente exportadores de tilápia, mel, frutas, máquinas e outros produtos.
Em entrevista à BandNews FM, Lula destacou que a medida visa proteger tanto os trabalhadores quanto os negócios impactados. “Ninguém vai ficar desamparado neste país por causa das medidas tomadas pelo presidente Trump. Vamos cuidar dos trabalhadores dessas empresas e procurar outros mercados para elas”, afirmou.
O plano de contingência do governo inclui compras governamentais, adquirindo produtos que seriam exportados para abastecer programas sociais, e intensificação na abertura de novos mercados internacionais. Além disso, listas com os principais produtos vendidos aos EUA estão sendo encaminhadas a outros países para diversificar as vendas externas.
Segundo o presidente, os recursos iniciais de R$ 30 bilhões poderão ser ampliados conforme a necessidade. Pequenas empresas que dependem fortemente do mercado norte-americano terão prioridade.
O governo também considera acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC) e aplicar a Lei da Reciprocidade. “Queremos manter uma relação civilizada com os Estados Unidos, mas vamos defender os interesses do Brasil”, ressaltou Lula, destacando que está preparado para negociar.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram