Os ministérios da Cultura e da Educação lançaram uma consulta pública para construção do novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), com vigência prevista entre 2025 e 2035. O objetivo é ouvir a sociedade brasileira sobre propostas, demandas e estratégias para o fortalecimento da leitura, da literatura e das bibliotecas no país.
A consulta está aberta até 8 de agosto e pode ser acessada por meio da plataforma Participa + Brasil, que reúne contribuições de cidadãos, organizações e agentes culturais interessados em influenciar as políticas públicas do setor.
Segundo o governo, as sugestões podem envolver ações voltadas à produção, circulação e mediação de leitura, valorização de escritores, publicação de obras e qualificação de bibliotecas públicas. Também será possível propor diretrizes para a formação de leitores, eventos literários e iniciativas que estimulem o hábito da leitura em todos os níveis da sociedade.
Um plano para a década
O PNLL é um instrumento estratégico que reúne um conjunto de ações e políticas públicas voltadas ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas, articulando iniciativas do Estado com a sociedade civil. A nova versão do plano pretende atualizar as diretrizes à luz das novas legislações e instrumentos de gestão cultural aprovados desde 2023.
“É preciso promover o melhor uso dos recursos — tanto financeiros quanto de gestão — em prol da leitura, da ampliação e qualificação de bibliotecas, da realização de eventos literários, da formação de escritores e da mediação de leitura”, destaca o texto de apresentação da consulta pública.
Além de servir como referência para a atuação do Governo Federal, o PNLL também visa orientar estados, municípios e o Distrito Federal na construção de suas próprias políticas locais de incentivo à leitura.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram