A movimentação de cargas pelos portos brasileiros alcançou o maior volume da história nos cinco primeiros meses de 2025. De acordo com o Estatístico Aquaviário da Antaq, foram movimentadas 532 milhões de toneladas de carga entre janeiro e maio, um crescimento de 0,8% em relação ao mesmo período de 2024, até então o melhor desempenho já registrado.
Segundo o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, os números refletem o resultado das políticas públicas adotadas pelo Governo Federal.
“O crescimento da movimentação nos portos é reflexo do trabalho estratégico do governo e do crescimento da economia. Estamos ampliando a capacidade portuária e descentralizando operações para promover o desenvolvimento em todo o país”, afirmou o ministro.
O secretário nacional de Portos, Alex Ávila, atribui o desempenho também ao aumento da produção agropecuária no início do ano:
“Mesmo com a safra mais intensa no segundo semestre, já percebemos crescimento de carga no primeiro trimestre desde 2024.”
Porto de Rio Grande é destaque
Entre os portos públicos, o Porto de Rio Grande (RS) registrou um expressivo crescimento de 47% na movimentação de carga, recuperando-se das perdas causadas pelas enchentes de maio de 2024. Somente em maio de 2025, os portos movimentaram 118,4 milhões de toneladas, 7% a mais do que no mesmo mês do ano anterior — um novo recorde histórico.
Outro dado importante do relatório da Antaq é o crescimento contínuo do transporte de contêineres. Em 2024, esse tipo de carga aumentou 20% em relação a 2023, e os dados de 2025 já apontam crescimento adicional de 7%.
Leilões e investimentos no setor
Além do bom desempenho operacional, o Ministério dos Portos e Aeroportos anunciou medidas para ampliar a capacidade portuária nacional. Em destaque:
- Leilão previsto ainda este ano do terminal Tecon Santos 10, que aumentará em 50% a capacidade do Porto de Santos, o maior do país.
- Leilão inédito em setembro para a concessão do canal de acesso do Porto de Paranaguá, com possibilidade de replicação nos portos de Itajaí, Santos, Bahia e Rio Grande.
Desde o início de 2023, já foram realizados 22 leilões portuários, com R$ 12 bilhões em investimentos privados. A meta é alcançar 60 leilões até 2026, totalizando R$ 30 bilhões, cinco vezes mais do que o investido entre 2015 e 2022.
“O volume de investimentos e o número de concessões mostram a prioridade que o governo Lula dá ao setor portuário. Esses avanços geram empregos e impulsionam o desenvolvimento econômico em larga escala”, avaliou Costa Filho.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram