A partir desta segunda-feira (4), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro amplia a faixa etária da vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) para jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados. A iniciativa visa proteger uma parcela da população que ficou de fora das campanhas anteriores e reduzir os riscos associados ao vírus.
A meta da campanha é vacinar 90% dos cerca de 520 mil adolescentes e jovens ainda não vacinados no estado, até dezembro de 2025. Até então, a vacinação era voltada apenas para meninos e meninas de 9 a 14 anos.
O HPV é a infecção sexualmente transmissível (IST) mais comum do mundo, com mais de 200 tipos do vírus identificados. Alguns causam verrugas genitais, enquanto outros podem levar ao desenvolvimento de câncer, como o de colo do útero, pênis, ânus e orofaringe. Um estudo do Reino Unido revelou que a vacinação pode reduzir em até 87% os casos de câncer do colo do útero.
“A vacina é segura, eficaz e gratuita. Nosso objetivo é alcançar o maior número possível de adolescentes e jovens adultos que não se vacinaram na idade recomendada”, destacou a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello.
Além dos adolescentes, o Ministério da Saúde também recomenda a vacina para adultos imunossuprimidos, como pessoas vivendo com HIV, transplantados e vítimas de violência sexual, com idade até 45 anos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entenda mais sobre o HPV
- Homens também podem ser infectados e transmitir o HPV, mesmo sem sintomas. O vírus pode causar verrugas genitais e aumentar o risco de câncer de pênis, ânus e garganta.
- Mulheres são mais vulneráveis às complicações do HPV, como câncer de colo de útero, vagina e vulva.
- A prevenção inclui o uso de preservativos, vacinação e, no caso das mulheres, a realização do exame preventivo Papanicolau regularmente.
A vacinação contra o HPV é um dos métodos mais eficazes de prevenção do câncer e está disponível gratuitamente pelo SUS em postos de saúde de todo o estado.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram