Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (1º), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou as primeiras moradias do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) com Praça da Leitura, iniciativa que incorpora bibliotecas comunitárias aos novos empreendimentos do programa habitacional. O projeto é uma parceria entre os Ministérios da Cultura, das Cidades e da Educação.
A primeira unidade com esse novo formato está localizada no Residencial João Severo da Silva, no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE). O espaço conta com um acervo de 240 livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), doado pelo FNDE e pelo MEC, e será compartilhado entre 128 moradores de 32 novas casas.
Na solenidade, foram entregues 1.876 imóveis em seis cidades de diferentes regiões do país, beneficiando mais de 7,5 mil pessoas. A proposta de incluir espaços de leitura e convivência nas moradias populares busca promover o acesso à cultura, ao conhecimento e melhorar a qualidade urbanística dos empreendimentos.
Durante seu discurso, Lula relembrou sua primeira casa, em 1975, e ressaltou o compromisso do governo com a dignidade da população. “Agora estamos indo além: todos os novos conjuntos terão uma biblioteca, para que as crianças possam ter acesso ao que os pais muitas vezes não tiveram”, disse.
A coordenadora-geral de Leitura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, Nadja Cézar, destacou que a parceria interministerial é um marco transformador para o MCMV. “Esse espaço cultural dentro dos conjuntos habitacionais ficará marcado como um grande modificador das comunidades”, afirmou.
O projeto prevê a implementação de praças da leitura ou salas de biblioteca em 380 novos empreendimentos em todo o Brasil, com expectativa de atender cerca de 40 mil famílias.
Segundo o ministro das Cidades, Jader Filho, somente em 2024 o MCMV representou mais de 50% dos lançamentos imobiliários no país. “Essa entrega simboliza o avanço do programa desde o retorno de Lula à Presidência”, pontuou.
Entregas em outros estados
Além de Horizonte (CE), também foram entregues unidades habitacionais em Pojuca e Paulo Afonso (BA), Açailândia (MA), Teresina (PI) e Chapada de Areia (TO). Em algumas cidades, ministros participaram das cerimônias locais.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, destacou, direto de Teresina, o impacto social da política habitacional: “Quando alguém sai do aluguel, sobra mais para a família. É assim que se reduz a pobreza”.
Em Brasília, participaram do evento a primeira-dama Janja da Silva, os ministros Gleisi Hoffmann, Alexandre Silveira, Sidônio Palmeira, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram