Uma nova onda de frio chegou ao Brasil nesta sexta-feira (8) e deve derrubar as temperaturas em pelo menos 11 estados até a próxima quarta-feira (13), com possibilidade de neve nas serras gaúcha e catarinense. A previsão é da Climatempo, que indica que muitas regiões sentirão o frio por mais tempo nesta ocasião.
Regiões do Sul (com exceção do extremo sul e litoral do Rio Grande do Sul), São Paulo, sul e Triângulo de Minas, sul do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e extremo sul de Goiás estarão com temperaturas 5°C ou mais abaixo da média para o mês. Áreas em azul-claro no mapa do instituto terão queda de temperatura, mas sem caracterizar onda de frio.
O fenômeno deve alcançar até estados da região Norte, como Acre, Rondônia e Amazonas, especialmente na segunda-feira (11), segundo o instituto. Apesar da presença do sol em muitas cidades, as tardes permanecerão frias, com ventos de sul/sudeste. Em Vitória (ES) e Rio de Janeiro, as máximas ficarão entre 22°C e 23°C, enquanto em São Paulo as mínimas podem cair para 8°C ou 9°C e as máximas não passarão de 16°C a 20°C entre domingo e terça (12).
O ciclone extratropical no alto mar, combinado com ventos úmidos, pode causar precipitação invernal (chuva congelada) no planalto e na serra catarinense, assim como na região de Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, incluindo São José dos Ausentes e Cambará do Sul, principalmente na madrugada e manhã deste sábado (9).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê queda acentuada nas temperaturas de São Paulo a partir deste sábado, com mínimas chegando a 6°C na serra da Mantiqueira e vale do Ribeira, e máximas não ultrapassando 13°C em grande parte do estado. Na capital, a temperatura deve variar entre 7°C e 21°C até terça-feira (12).
Diante do frio intenso, o governo de São Paulo reativou o abrigo solidário para pessoas em situação de rua na estação Pedro 2º do Metrô, funcionando das 19h às 8h, de sábado a quarta-feira. A prefeitura também manterá abertas dez tendas distribuídas pela cidade das 18h à meia-noite, oferecendo alimentos quentes, cobertores e encaminhamento para serviços de acolhimento.
No litoral paulista, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de ressacas causadas pelos ventos da frente fria. Barcos de pequeno porte devem evitar navegar, e a população deve manter distância das áreas de arrebentação durante o fim de semana.
No noroeste do estado, regiões como Araçatuba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Barretos terão tempo seco e baixa umidade, aumentando o risco de incêndios em vegetação. A Defesa Civil recomenda evitar atividades que possam provocar fogo, como fogueiras, soltura de balões e descarte inadequado de bitucas de cigarro.
Acompanhe as atualizações meteorológicas para se preparar e enfrentar a nova onda de frio com segurança.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram