O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta segunda-feira (11) com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para acertar os últimos detalhes do plano de contingência que pretende mitigar os efeitos das tarifas de 50% impostas pelo governo de Donald Trump a alguns produtos brasileiros.
De acordo com informações do portal g1, o pacote de medidas deve ser anunciado ainda hoje e terá como objetivo preservar empregos e permitir que empresas retomem e fortaleçam suas atividades econômicas. “É um programa bem amplo de apoio para preservar emprego e as empresas poderem retomar e fortalecer sua atividade econômica”, afirmou Alckmin.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia garantido que o pacote será financiado sem necessidade de créditos adicionais fora da meta fiscal. Segundo ele, será possível operar dentro do marco fiscal sem alterações.
Haddad destacou ainda que parte das empresas poderá se ajustar ao novo cenário por conta própria, direcionando esforços ao mercado interno ou diversificando exportações. “A demanda por produtos alimentares está crescendo no Brasil, a renda está crescendo no Brasil, o desemprego está na mínima histórica. Então, você tem aqui no mercado doméstico uma opção”, ressaltou.
As medidas devem contemplar ações para reforçar a competitividade das empresas afetadas, estimular a produção nacional e reduzir a dependência de mercados externos, especialmente diante do impacto das sanções comerciais norte-americanas.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram