O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa nesta semana de uma série de reuniões internacionais com foco em comércio, política econômica e meio ambiente. A agenda começa nesta terça-feira (1º), com viagem a Buenos Aires para a cúpula do Mercosul, e segue no Rio de Janeiro até segunda-feira (7), durante os encontros do Brics e do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB).
Cúpula do Mercosul
Em Buenos Aires, Haddad acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cúpula do Mercosul. Entre os principais temas estão o acordo com a União Europeia e a transição da presidência do bloco para o Brasil, que vai liderá-lo até 31 de dezembro.
Na quarta-feira (2), o ministro se reúne com ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais do bloco. No mesmo dia, às 10h30, participa de reunião com o ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo. Segundo a Fazenda, o encontro abordará questões políticas e foi solicitado pelo governo argentino.
Reuniões do Brics no Rio de Janeiro
Na tarde de quarta-feira, Haddad embarca para o Rio de Janeiro, onde participa da agenda econômica do Brics. Na quinta-feira (3), ele terá reuniões bilaterais com os ministros das Finanças da China, Lan Fo’an, e da Rússia, Anton Siluanov. Os principais temas incluem o funcionamento do NDB (Banco dos Brics) e a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que será realizada em Belém (PA).
Na sexta-feira (4), o ministro participa de um seminário e de um almoço com os países governadores do NDB. No sábado (5), Haddad se reúne com os ministros das Finanças do Egito, Ahmed Kouchouk, e dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Hadi Al Hussaini. As relações comerciais com o Brasil devem estar no centro das conversas.
Ainda no sábado, o ministro participa da 10ª Reunião Anual dos Governadores do NDB e de um almoço com representantes dos países membros do banco de desenvolvimento.
Cúpula de Líderes do Brics
No domingo (6) e na segunda-feira (7), Fernando Haddad integra a comitiva oficial do presidente Lula na Reunião de Cúpula dos Líderes do Brics, que ocorrerá no Rio de Janeiro. O ministro retorna a Brasília apenas na terça-feira (8).
As agendas refletem o protagonismo do Brasil nas discussões multilaterais sobre comércio, desenvolvimento sustentável e financiamento internacional, em um momento em que o país assume a presidência rotativa do Mercosul e se prepara para sediar a COP30.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.