O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou, nesta segunda-feira (30), em edição extra do Diário Oficial da União, o edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). As inscrições começam na próxima quarta-feira, dia 2 de julho, e vão até o dia 20 do mesmo mês. A banca organizadora será a Fundação Getulio Vargas (FGV), com taxa de inscrição fixada em R$ 70.
Serão ofertadas 3.642 vagas em 32 órgãos públicos federais, das quais 2.480 são imediatas e 1.172 para cadastro de reserva (provimento a curto prazo). A prova objetiva será realizada no dia 5 de outubro, das 13h às 18h, em 228 cidades em todos os estados e no Distrito Federal, visando ampliar o acesso e reduzir os custos para os candidatos.
A ministra Esther Dweck, em entrevista coletiva, apresentou as principais novidades do concurso, que segue o modelo por blocos temáticos, permitindo que o candidato concorra a vários cargos com uma única inscrição, desde que estejam dentro do mesmo bloco.
Inclusão e cotas
Nesta edição, o CNU terá ampla política de cotas:
- 65% das vagas para ampla concorrência;
- 25% para pessoas negras;
- 5% para pessoas com deficiência;
- 3% para indígenas;
- 2% para pessoas quilombolas.
A medida visa garantir maior diversidade e equidade no acesso ao serviço público federal.
Etapas e datas importantes
Confira o cronograma completo do CNU 2025:
- Inscrições: 2 a 20 de julho de 2025
- Solicitação de isenção da taxa: 2 a 8 de julho
- Prova objetiva: 5 de outubro de 2025 (13h às 18h)
- Convocação para prova discursiva: 12 de novembro
- Confirmação de cotas e PcD: 12 de novembro
- Envio de títulos: 13 a 19 de novembro
- Procedimentos de confirmação de cotas: 8 a 17 de dezembro
- Prova discursiva (segunda fase): 7 de dezembro de 2025
- Resultado preliminar – primeira lista de classificação: 30 de janeiro de 2026
O CNU faz parte do esforço do governo federal para modernizar e unificar o processo seletivo para cargos públicos, com foco em eficiência, transparência, diversidade e descentralização. A expectativa é que o novo modelo continue atraindo milhares de candidatos de todo o país.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.