As relações comerciais entre Brasil e Rússia seguem em expansão em 2025, impulsionadas pelo aumento expressivo nas importações de fertilizantes minerais. Segundo o embaixador russo no Brasil, Aleksey Labetsky, o fornecimento do insumo agrícola continua estável e confiável, garantindo a produtividade do agronegócio brasileiro.
De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (8) pelo jornal Izvestia, as compras de fertilizantes russos pelo Brasil cresceram 32% no primeiro semestre, totalizando US$ 2 bilhões. O produto representa mais de 30% de todas as importações brasileiras nesse segmento.
O volume total do comércio bilateral, entre janeiro e junho de 2025, chegou a US$ 5,8 bilhões. Nesse período, a Rússia se consolidou como o quinto maior importador de produtos brasileiros, respondendo por 3,7% das exportações nacionais.
Para Labetsky, o cenário reforça a parceria estratégica entre os dois países e a importância da Rússia como fornecedora-chave de insumos essenciais para a produção agrícola no Brasil.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram