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Governo antecipa tarifa de 35% para carros elétricos desmontados e agrada montadoras brasileiras

Decisão reduz prazo de transição para imposto sobre veículos CKD e SKD e fixa cotas de importação com isenção parcial. Montadoras instaladas no Brasil comemoram medida que afeta a disputa com a chinesa BYD.

redação Por redação
31/07/2025 - 16:46
em Economia & Emprego
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Montadoras brasileiras apoiam antecipação da alíquota de 35% para veículos elétricos desmontados. Governo também fixou cota de importação com tarifa zero e tenta equilibrar interesses entre BYD e indústria nacional.

Imagem:Agência Brasil

As montadoras de veículos sediadas no Brasil apoiaram a decisão do governo federal que antecipa o prazo de aumento da tarifa de importação para 35% sobre veículos elétricos e híbridos desmontados (CKD e SKD) e estabelece cotas com isenção temporária.

A medida foi aprovada nesta quarta-feira (30) pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e visa atender, em parte, às demandas das fabricantes locais, como Toyota, General Motors, Volkswagen e Stellantis, que vinham pressionando o governo para limitar o avanço da concorrência estrangeira, sobretudo da chinesa BYD, que está em fase de instalação no Brasil.

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A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) havia solicitado que a tarifa de 35% fosse aplicada já a partir de julho de 2026, e não somente em 2028, como previa o cronograma original. O governo atendeu parcialmente ao pedido e antecipou a alíquota para janeiro de 2027.

Apesar da diferença, o presidente da Anfavea, Igor Calvet, agradeceu pela decisão:

“É o máximo aceitável sem colocar em risco os investimentos atuais e futuros da cadeia automotiva nacional. Esperamos que essa discussão esteja definitivamente encerrada”.

 Isenção parcial e cotas

Além da antecipação do imposto, o Gecex decidiu liberar cotas adicionais de importação com alíquota zero para veículos CKD e SKD, pelo prazo de seis meses, com valor limite de US$ 463 milhões. A isenção temporária tenta equilibrar os impactos da não inclusão do café e dos carros elétricos entre os produtos que receberam exceções tarifárias.

Segundo nota oficial, a mudança busca “adequar a política tarifária aos investimentos esperados no setor automotivo, trazendo novas tecnologias e fortalecendo a cadeia nacional.”

A medida também mitiga parcialmente as reclamações da BYD, que alegava ser injusto pagar a mesma alíquota de 35% para carros desmontados que é cobrada sobre carros prontos importados, enquanto ainda finaliza sua fábrica em Camaçari (BA).

 Disputa entre montadoras e BYD

Nos bastidores, a decisão está no centro de uma disputa de mercado. Em junho, as montadoras tradicionais enviaram uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que o pleito da BYD poderia prejudicar investimentos e gerar concorrência desleal.

A BYD rebateu com veemência, dizendo que as rivais estavam tentando “chantagear o governo para manter o mercado fechado”, e criticou a reação das concorrentes:

“Agora, chega uma empresa chinesa que acelera fábrica, baixa preço e coloca carro elétrico na garagem da classe média, e os dinossauros surtam.”

Mesmo assim, o presidente da Anfavea fez questão de destacar que a indústria está aberta à concorrência:

“Todos serão bem recebidos, desde que ingressem de forma justa e competitiva”.

 Contexto da transição tarifária

Até 2023, carros elétricos e híbridos importados não pagavam tarifa de importação, ao contrário dos veículos a combustão prontos, que tinham alíquota de 35%.

Para incentivar a produção nacional, o governo criou um cronograma de transição para equiparar as tarifas até 2028. Com a nova decisão, essa equiparação será antecipada para 2027, como forma de consolidar os investimentos já anunciados.

O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, destacou os resultados positivos da política:

“Temos empresas abrindo fábricas no Brasil: a GWM comprou a planta da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), e a BYD, a antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA)”.

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Tags: #Carros elétricosAnfaveaBYD BrasilCamexCKDGeceximportação veículos híbridosindústria nacionalmontadoras brasileiraspolítica automotivaSKDtarifa de importação
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