Mais de 6 mil estudantes da rede pública foram capacitados, apenas no primeiro semestre de 2025, pela Carreta Digital, projeto do Ministério das Comunicações que tem levado conhecimento tecnológico a diferentes regiões do Brasil. A iniciativa oferece cursos gratuitos e itinerantes em áreas como informática básica, robótica, programação, montagem de computadores de alto desempenho (PC Gamer), manutenção de celulares e desenvolvimento de jogos.
Com estrutura moderna e aulas práticas, a unidade móvel já percorreu os estados do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal. A ação tem como foco a inclusão digital e a formação profissional de jovens, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, democratizando o acesso à tecnologia e criando novas oportunidades de futuro.
“Essa é uma política que une educação, tecnologia e cidadania. Estamos levando oportunidades reais para quem mais precisa. Nosso compromisso é formar uma geração preparada para o presente e para o futuro digital do Brasil”, afirma o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Desde o início do ano, o projeto já atendeu
- 1.989 estudantes no Maranhão
- 1.779 em Mato Grosso do Sul
- 1.278 no Rio Grande do Sul
- 995 no Distrito Federal
A expectativa é que a Carreta Digital chegue a Roraima ainda este ano. Até dezembro de 2026, o objetivo é capacitar 15 mil estudantes em todo o país. O projeto é realizado em parceria com a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP).
Samara Shemariah, de 16 anos, aluna do curso no Distrito Federal, destaca a importância da formação:
“Se você vai para uma entrevista e não sabe o básico de tecnologia, está um passo atrás de quem sabe. Esse projeto não só oferece conhecimento, ele abre portas.”
A iniciativa reforça o compromisso do governo federal com a redução das desigualdades tecnológicas, promovendo cidadania digital e preparando os jovens brasileiros para os desafios e as oportunidades do mercado de trabalho na era digital.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.