A seleção brasileira feminina de basquete segue imbatível na AmeriCup 2025, disputada em Santiago, no Chile. Nesta terça-feira (1º), a equipe comandada pela técnica Pokey Chatman venceu com autoridade a República Dominicana por 73 a 46 e garantiu, com uma rodada de antecedência, a liderança do Grupo A.
Com três vitórias em três partidas — contra Argentina, Canadá e agora as dominicanas —, o Brasil se classificou para as quartas de final do torneio. O adversário sairá do Grupo B, que reúne Estados Unidos, Colômbia, México, Porto Rico e Chile.
A grande destaque da partida foi a armadora Bella Nascimento, que anotou 14 pontos e distribuiu sete assistências. Aos 22 anos, a jogadora, que atua no basquete universitário dos Estados Unidos, celebrou a atuação com emoção:

“É um sonho estar aqui. Há muito tempo queria jogar pela seleção e estou dando o meu melhor”, afirmou.
A superioridade brasileira foi evidente desde o início. O time fechou o primeiro quarto em 31 a 5, o que permitiu à treinadora rodar bastante a equipe e preservar as principais atletas. A ala Damiris Dantas e a pivô Kamilla Cardoso, destaques nos jogos anteriores, jogaram por apenas 13 e 12 minutos, respectivamente. Todas as 12 convocadas participaram do jogo.
O Brasil encerra sua participação na fase de grupos nesta quarta-feira (2), às 12h40 (horário de Brasília), contra El Salvador.
Rumo à Copa do Mundo de 2026
A seleção campeã da AmeriCup garante vaga direta na Copa do Mundo de Basquete Feminino 2026, na Alemanha. As equipes que terminarem entre o segundo e o sexto lugar seguem para o torneio Pré-Mundial.
Com a invencibilidade mantida e o elenco demonstrando profundidade e consistência, o Brasil reforça sua condição de favorito ao título e à vaga direta no Mundial.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.