O Brasil apresentou ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), do bloco BRICS, o projeto do primeiro hospital inteligente do Sistema Único de Saúde (SUS). Chamado de Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente (ITMI-Brasil), o centro será construído em São Paulo, com investimento previsto de US$ 320 milhões, já aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex).
O hospital será instalado dentro do complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, um dos maiores polos de saúde e pesquisa da América Latina, e deverá se tornar referência global no uso de inteligência artificial, big data e tecnologia digital na saúde pública.
Cooperação internacional
Durante a apresentação oficial ao NDB, a presidente da instituição e ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, destacou o papel inovador da iniciativa:
“O projeto que está em análise pelo NDB simboliza o futuro da saúde pública global, baseado na cooperação internacional, na transferência de tecnologia e na aplicação da ciência e da inovação em benefício das populações”, afirmou.
Um novo modelo para o SUS
O ITMI-Brasil pretende integrar pesquisa científica, inovação digital e medicina personalizada, oferecendo diagnóstico precoce, monitoramento remoto de pacientes, e tratamentos mais precisos por meio de ferramentas como inteligência artificial e internet das coisas (IoT).
A proposta busca tornar o SUS mais eficiente, sustentável e universal, servindo de modelo para sistemas públicos em outros países.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram