O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou multa de R$ 7,3 milhões ao blogueiro Allan dos Santos, por descumprimento reiterado da ordem judicial que o proíbe de utilizar redes sociais. A decisão foi assinada na última segunda-feira (7) e divulgada nesta quarta-feira (10).
A nova infração ocorreu após Allan publicar em seus perfis um pedido para que seus seguidores produzam dossiês sobre os servidores que trabalham com os ministros do STF. Em troca, ele oferece 150 dólares por documento, solicitando informações como histórico profissional e empresas, especialmente no exterior.
Para Moraes, a conduta revela “completo desprezo pelo Poder Judiciário”, motivo pelo qual foi aplicada a penalidade financeira. A Corte já havia determinado multa diária, caso ele mantivesse as postagens, o que levou ao acúmulo de R$ 7,3 milhões em sanções.
Prisão e extradição
Allan dos Santos está com a prisão preventiva decretada desde 2021, no âmbito do inquérito das fake news e da milícia digital. Entretanto, ele fugiu para os Estados Unidos, onde permanece foragido. O STF já emitiu pedido de extradição às autoridades americanas.
O blogueiro é investigado por atacar instituições democráticas, promover desinformação e articular ataques virtuais contra ministros do Supremo.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram