Após a confirmação de 11 casos de sarampo em Campos Lindos, no Tocantins, o Ministério da Saúde anunciou a intensificação da vacinação no município e em regiões próximas. Desde o início da ação emergencial, já foram aplicadas mais de 1,1 mil doses de vacina contra o sarampo em Campos Lindos e na cidade de Araguaína (TO).
De acordo com nota divulgada pela pasta, as cidades de Balsas e Imperatriz, no Maranhão — por estarem próximas à divisa com o Tocantins — também receberão reforço na vacinação até a próxima sexta-feira (1º de agosto).
Desde 21 de julho, equipes do ministério atuam de forma permanente em Campos Lindos e cidades vizinhas, realizando ações de vigilância, bloqueio vacinal, varredura e busca ativa na comunidade. Técnicos estaduais e municipais estão verificando as cadernetas de vacinação de pessoas com idades entre seis meses e 59 anos, recomendando a aplicação da vacina sempre que necessário. Além dos 11 casos confirmados, outros seis ainda estão em investigação.
Campanhas e Dia D
Nos dias 17 e 26 de julho, o governo federal realizou o Dia D de vacinação contra o sarampo em cidades da fronteira com a Bolívia, país que enfrenta um surto da doença. Foram vacinadas cerca de 3 mil pessoas nos estados do Acre, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
No primeiro Dia D, o Acre aplicou 1,8 mil doses, quatro vezes mais que a média da vacinação de rotina no estado. No segundo, foram aplicadas 249 doses no Acre, 79 em Rondônia, 527 em Mato Grosso e 157 em Mato Grosso do Sul.
O Ministério da Saúde reforça que o Brasil tem estoque suficiente da vacina em todos os estados. A orientação é que a população procure a unidade de saúde mais próxima para se imunizar. O sarampo é altamente contagioso, mas prevenível por meio da vacinação.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram