O programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo governo federal, está mudando o cenário da atenção especializada à saúde pública no Brasil. A ação coordenada pelos ministérios da Saúde e da Educação, com apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu no último sábado (5) o mutirão “Dia E”, que resultou na realização de 12.464 procedimentos médicos em todo o país.
A iniciativa integra o programa Ebserh em Ação, que mobiliza os 45 hospitais universitários federais geridos pela estatal vinculada ao Ministério da Educação. Pela primeira vez, todas as unidades participaram simultaneamente, com foco em procedimentos especializados definidos conforme a demanda regional.
“Estamos nos esforçando diariamente para ajudar o Brasil a ampliar a oferta de atendimento, da consulta ao tratamento, garantindo o direito à saúde”, afirmou Arthur Chioro, presidente da Ebserh, em entrevista ao programa A Voz do Brasil.
De acordo com Chioro, a mobilização tem impacto duplo: além de atender a população que enfrenta longas filas, também contribui para a formação de profissionais de saúde, uma vez que os hospitais universitários são espaços de ensino, residência médica e prática multiprofissional.

“Ao mesmo tempo em que fortalecemos o SUS com mais atendimentos, também estamos formando melhores especialistas, que o Brasil tanto precisa”, destacou. Ele anunciou novas edições do mutirão para setembro e dezembro, além da continuidade de mutirões pontuais nos hospitais ao longo do ano.
Além dos atendimentos, a Ebserh está ampliando o horário de funcionamento de suas unidades para cirurgias eletivas, com plantões noturnos e nos fins de semana. A medida visa reduzir ainda mais o tempo de espera nas filas, com apoio das equipes multidisciplinares.
Os procedimentos escolhidos para cada mutirão seguem critérios técnicos e as necessidades específicas de cada região, respeitando as filas locais e em diálogo com os sistemas de regulação dos estados e municípios.
“O cidadão deve procurar primeiro a Unidade Básica de Saúde, mas quando for necessária a atenção especializada, os hospitais universitários e a rede do Agora Tem Especialistas estarão prontos para atender”, concluiu Chioro.
Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram