O Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira (10), aponta uma tendência de queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na maior parte do Brasil. A reversão do quadro é atribuída à diminuição das hospitalizações por Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças pequenas e por influenza A em idosos.
Segundo a pesquisadora Tatiana Portella, da equipe do InfoGripe, apesar da melhora geral, os níveis de hospitalizações ainda são altos, o que exige atenção contínua às medidas de prevenção.
“É fundamental manter a vacinação em dia contra a gripe e a Covid-19, especialmente em idosos e imunocomprometidos. Além disso, é importante usar máscara ao apresentar sintomas ou em locais fechados e com aglomerações”, reforçou a especialista.
Situação por região
- Crianças: os casos de SRAG por VSR ainda são elevados na maioria dos estados, exceto no Tocantins e Distrito Federal.
- Idosos: internações por influenza A permanecem de nível moderado a muito alto em estados do Centro-Sul, e também em parte do Norte (Amapá, Rondônia e Roraima) e do Nordeste (Alagoas, Sergipe, Maranhão e Paraíba).
- Há tendência de aumento da SRAG associada à influenza A entre idosos no Nordeste (com destaque para Paraíba e Sergipe) e de VSR em crianças em Roraima.
Monitoramento constante
O InfoGripe é parte da estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) e monitora semanalmente os casos de SRAG, oferecendo subsídios para ações emergenciais de saúde pública. A análise atual é referente à Semana Epidemiológica 27, que abrange o período de 29 de junho a 5 de julho.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram