A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou uma importante vitória nesta sexta-feira (11), ao bater a Polônia por 3 sets a 1 (parciais de 25/22, 25/21, 21/25 e 25/22), em Chiba, no Japão, pela penúltima rodada da primeira fase da Liga das Nações 2025. Com o resultado, o Brasil assume a vice-liderança da competição, somando 10 vitórias em 11 jogos. A única derrota foi para a líder e invicta Itália.
Já classificada para a fase final, a equipe comandada por José Roberto Guimarães encerra a primeira etapa no domingo (13), às 7h20 (horário de Brasília), contra o Japão, que atualmente ocupa a terceira posição.
Destaques da partida
A capitã Gabi foi o grande nome da partida, anotando 24 pontos e liderando a reação brasileira após um jogo difícil contra a França, na quinta-feira (10), quando a equipe venceu de virada.
“Quero dedicar essa vitória à Ana Cristina. Estamos com ela e torcendo pela sua recuperação. Hoje mostramos atitude, agressividade e união. Mesmo nos momentos difíceis, como no segundo set, não abaixamos a guarda”, destacou Gabi.
A ponteira Ana Cristina sofreu uma lesão no joelho esquerdo durante o jogo anterior e preocupa para a sequência do torneio.
Outra que brilhou foi Júlia Bergmann, que marcou 22 pontos e exaltou o espírito coletivo da equipe:
“Foi uma vitória de grupo. Todo mundo pontuou e manteve a energia lá em cima. Enfrentamos uma equipe forte que estava na vice-liderança, então saímos muito satisfeitas”, afirmou.
Próximos desafios e fase final
As oito melhores seleções ao fim da primeira fase (12 rodadas) avançam para as quartas de final, que acontecerão de 23 a 27 de julho, na Polônia. Se a seleção polonesa terminar entre os oito melhores, automaticamente assumirá a primeira posição do chaveamento, como prevê o regulamento.
Os confrontos das quartas serão definidos conforme a posição final
- 1º x 8º
- 2º x 7º
- 3º x 6º
- 4º x 5º
O Brasil busca o título inédito da Liga das Nações, após bater na trave em edições anteriores. O duelo contra o Japão, no domingo, deve ser mais um teste de alto nível antes da fase decisiva.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram