Por Isabela Moya
As bolsas de pós-doutorado, doutorado, mestrado, iniciação científica e outras modalidades vinculados à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) terão reajustes de em torno de 4,5% a partir de sexta-feira, 1º agosto.
Para as bolsas em andamento, a Fapesp suplementará automaticamente as mensalidades restantes a partir da data de entrada em vigor da nova tabela. Os valores de outros tipos de bolsas, como as de Capacitação Técnica, Jovem Pesquisador, Ensino Público, Pequenas Empresas e Jornalismo Científico podem ser conferidos no site da Fapesp.
A mensalidade referente a agosto tem previsão de pagamento no início de setembro, conforme Calendário de Pagamento de Bolsas no País. Ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, a Fapesp é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do País, com orçamento anual correspondente a 1% da receita tributária estadual e autonomia garantida por lei.
Atualmente, a fundação atua com seis linhas estratégicas de fomento à pesquisa:
-
Formação de Recursos Humanos para C&T – apoio a bolsas regulares para estudantes de graduação e pós-graduação, no Brasil e no exterior.
-
Pesquisa para o Avanço do Conhecimento – fomento à pesquisa básica e aplicada.
-
Pesquisa em Temas Estratégicos – incentivo à formação de grupos de pesquisa em áreas prioritárias para o desenvolvimento estadual e nacional.
-
Pesquisa para Inovação – apoio a projetos desenvolvidos em empresas ou em colaboração com universidades e institutos de pesquisa.
-
Apoio à Infraestrutura de Pesquisa – investimentos na modernização e manutenção de laboratórios e centros de pesquisa.
-
Difusão e Avaliação – ações voltadas à comunicação científica, mapeamento e avaliação dos impactos sociais e econômicos das pesquisas apoiadas.
Com o reajuste, a Fapesp busca preservar o poder de compra dos bolsistas e valorizar a produção científica paulista, considerada uma das mais relevantes da América Latina.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram