O Brasil que parava para assistir novela na TV Globo ou acompanhar o Jornal Nacional está ficando no passado. O consumo de conteúdo e serviços agora acontece, majoritariamente, via smartphones conectados à internet, segundo levantamento da Pnad Contínua TIC 2023, do IBGE.
De acordo com o estudo, 92,5% dos domicílios brasileiros já têm acesso à internet, e o smartphone é o principal meio de conexão, presente em quase todas as residências conectadas (98,9%). Em comparação, em 2016 esse número era de apenas 66,1%.
A pesquisa mostra que 43,4% dos lares com televisão já assinam serviços de streaming pagos, como Netflix, Globoplay, Prime Video e Disney+. O crescimento dessas plataformas é acompanhado por uma queda acentuada da TV por assinatura, que hoje está presente em apenas 25,2% dos domicílios — o menor índice desde o início da série histórica, em 2016.
A principal razão para o abandono dos pacotes tradicionais de TV é o alto custo e a preferência por conteúdo sob demanda, que permite ao espectador escolher o que assistir, quando quiser, diretamente pelo celular.
Celular como principal tela
Além de liderar o acesso à internet, o celular é também o dispositivo favorito para assistir vídeos, consumir notícias, ouvir música e navegar em redes sociais. Praticamente todos os usuários utilizam smartphones para acessar a web, superando computadores e televisores inteligentes.
Outro fenômeno é o uso da segunda tela: 88% dos internautas dizem usar o celular enquanto assistem à TV — 65% afirmam que o smartphone é a segunda tela preferida. O comportamento se consolidou especialmente entre jovens e adultos urbanos, mas vem crescendo também entre os idosos: 66% das pessoas com 60 anos ou mais já usam a internet, ante apenas 24,7% em 2016.
Nova realidade digital
A digitalização da rotina está mudando os hábitos culturais no Brasil. A TV tradicional e por assinatura seguem perdendo espaço para plataformas que oferecem mais liberdade e personalização. O futuro do consumo passa pelas telas móveis, conexões rápidas e aplicativos.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram