O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo inaugura neste sábado (16) a exposição Mundo Zira-Ziraldo Interativo, uma homenagem ao escritor, cartunista e artista Ziraldo (1932-2024), criador do icônico Menino Maluquinho. A mostra é gratuita e ficará em cartaz até o dia 27 de outubro, no espaço anexo do CCBB, no centro histórico da capital paulista.
Após passar por Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, atraindo quase 400 mil visitantes, a exposição chega a São Paulo com curadoria de Adriana Lins e Daniela Thomas, sobrinha e filha do artista. O objetivo é estimular a leitura e a criatividade por meio de um percurso interativo que mescla tecnologia, artes gráficas e o universo literário de Ziraldo.

Um mergulho no universo de Ziraldo
Entre os destaques, o público encontrará um espaço dedicado a Flicts, primeiro livro infantil de Ziraldo, onde uma grande projeção interativa convida os visitantes a se tornarem maestros. Já em O Menino Quadradinho, é possível inserir balões de fala nas páginas reproduzidas em grande escala nas paredes. Também há áreas onde os visitantes podem colorir virtualmente os desenhos do artista.
Segundo a curadora Adriana Lins, a proposta é transformar o público em coautor:
“O leitor é um coautor e ele precisa acordar para isso. Aqui, na brincadeira e no lúdico, o visitante percebe que faz parte desse todo.”
Novidades em São Paulo
Embora a estrutura da exposição seja a mesma em todas as cidades, cada edição traz particularidades. Em São Paulo, a grande novidade é a inclusão de livros inéditos de Ziraldo, lançados recentemente: O caminho das Sete Tias, Peixe Grande e Entre Cobras e Lagartas.
Para Adriana Lins, o maior legado da mostra é despertar o desejo de ler:
“O lema do Instituto Ziraldo é ler para ir além da leitura. Quando vemos crianças saindo da exposição pedindo o livro e a história, sentimos que cumprimos nossa missão.”
Ingressos
A entrada é gratuita, mas é necessário reservar ingressos no site do CCBB ou na bilheteria física. Os bilhetes são disponibilizados sempre às sextas-feiras, a partir das 12h.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram