O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Bento Ferreira recebeu, nesta quarta-feira (14), a roda de conversa do Projeto Ruas, a partir das 18h30. A iniciativa, inédita no Espírito Santo, é voltada ao acolhimento humanizado, à escuta ativa e ao compartilhamento de experiências entre pessoas em situação de rua, promovendo trocas que incentivam descobertas e construção de soluções coletivas.
O evento integra a programação organizada pela Secretaria de Assistência Social (Semas) de Vitória em alusão ao Dia Nacional de Luta e Luto da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto. Também participaram equipes do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde (Semus), e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
A coordenadora do Serviço de Abordagem Social (Seas), Luciana Gatti, explicou que o Projeto Ruas foi criado por técnicos que atuam no turno noturno para oferecer um espaço de escuta ativa e reflexiva fora do ambiente das ruas. “O objetivo é identificar forças e capacidades de cada indivíduo e de suas famílias, para que, com base nesses recursos, encontrem suas próprias soluções e superem a situação de rua”, afirmou.

Luciana destacou ainda que o espaço é livre de preconceitos, permitindo que cada participante fale e seja ouvido de acordo com suas necessidades, fortalecendo o vínculo entre o Seas e os usuários. A secretária de Assistência Social, Soraya Manato, ressaltou que a metodologia é mais uma ferramenta para melhorar a relação entre a população em situação de rua e a equipe, além de fortalecer vínculos comunitários.
O Projeto Ruas busca criar um ambiente relacional, não punitivo, capaz de promover diálogos que incentivem o empoderamento, a luta por direitos e a construção de um projeto de vida fora das ruas. Lançado em 2019, o projeto foi interrompido durante a pandemia e retomado em 2021, já tendo alcançado mais de 120 participantes, com encontros realizados em igrejas e espaços públicos.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram