Na última quinta-feira (14), o projeto “Nau dos Mestres” iniciou suas atividades nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Prezideu Amorim e EMEFTI Paulo Reglus Neves Freire, em Vitória. A iniciativa, fruto da parceria entre a Prefeitura de Vitória, a empresa FBF Cultural e a Secretaria Municipal de Educação (Seme), tem como propósito transformar o ensino de ciências por meio de metodologias inovadoras.
Voltado para estudantes do 6º ao 9º ano, o programa busca ampliar o repertório metodológico dos educadores, incentivando a curiosidade, o raciocínio lógico e o pensamento crítico dos alunos. As atividades são baseadas em projetos de experimentação científica, favorecendo o trabalho em equipe e desenvolvendo competências como protagonismo, colaboração, autonomia e empatia.
Um dos diferenciais do “Nau dos Mestres” é a entrega de laboratórios móveis — acervos pedagógicos equipados com livros e insumos para até 24 experimentos. Esses recursos ficarão como patrimônio da Secretaria Municipal de Educação, garantindo a continuidade da ação.

Ao todo, dez escolas serão contempladas pelo projeto, entre elas: Orlandina D’Almeida Lucas, Neusa Nunes Gonçalves, Alberto de Almeida, Tancredo de Almeida Neves, Heloisa Abreu de Júdice de Mattos, João Bandeira, Prezideu Amorim, Anacleta Schneider Lucas, Paulo Reglus Neves Freire e Eunice Pereira Silveira.
Para o coordenador da EMEFTI Paulo Reglus Neves Freire, Cesar Silva Pego, o projeto amplia horizontes. “Oferece aos alunos a chance de vivenciarem algo novo por meio da leitura, do conhecimento, da arte e da literatura”, destacou. O professor Marcelo Torres Otero reforçou a importância da iniciativa em escolas de tempo integral: “É muito positivo para as crianças, que demonstram entusiasmo e participação, e também para os professores, que conseguem trabalhar conteúdos de forma integrada”.
Entre os alunos, o impacto já é perceptível. Nicolas Oliveira, de 8 anos, aprovou a experiência: “O projeto é muito bom! Estou aprendendo bastante e me sinto animado para participar”.
Segundo Fabrício Rufino, coordenador do Ensino Fundamental, a proposta rompe com o ensino tradicional e aproxima os estudantes do universo científico. “Em vez da simples memorização, eles investigam, criam hipóteses e aplicam conhecimentos para resolver desafios reais, em narrativas envolventes”, afirmou.
Além das oficinas, o “Nau dos Mestres” prevê encontros formativos com gestores e professores, fortalecendo a rede de ensino e consolidando a inovação pedagógica em Vitória.
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