A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta segunda-feira (8), em São Paulo, a Operação VAR, que desmantelou uma organização criminosa especializada no contrabando de imigrantes. A ação contou com apoio da Coordenação-Geral de Imigração Laboral (CGIL), do Ministério da Justiça, além da cooperação internacional com a agência norte-americana Homeland Security Investigations (HSI).
Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na capital paulista. As investigações revelaram que o grupo facilitava a entrada irregular de estrangeiros no Brasil por meio da apresentação de contratos de trabalho falsificados com instituições esportivas, usados para solicitar residência legal no país.
De acordo com a Polícia Federal, somente nos primeiros meses de 2024, cerca de 300 imigrantes entraram no Brasil de forma irregular através desse esquema. A maioria dos casos envolvia cidadãos originários de Camarões.
As autoridades destacam que o uso de vínculos fraudulentos com clubes esportivos foi o principal artifício utilizado para legitimar os pedidos de residência temporária. A PF segue investigando a possível participação de dirigentes de instituições esportivas e o destino final desses imigrantes no território nacional.
A Operação VAR é mais um desdobramento do esforço conjunto entre Brasil e Estados Unidos para combater redes transnacionais de tráfico de pessoas e crimes migratórios.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram