A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), uma operação conjunta entre a Delegacia de Polícia de Santa Maria de Jetibá e o Departamento de Narcóticos (Denarc) para cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão nos municípios de Santa Maria de Jetibá e Serra.
A ação faz parte da investigação sobre um crime de tentativa de homicídio, sequestro e associação criminosa, ocorrido no dia 28 de maio, no Centro de Santa Maria de Jetibá. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da cidade.
Durante a operação, um homem de 31 anos foi preso sem resistência, e um aparelho celular foi apreendido. Em Santa Maria de Jetibá, três pessoas foram conduzidas após a apreensão de pequenas porções de maconha. Elas assinaram um termo circunstanciado (TC) por posse de droga para consumo pessoal e foram liberadas com compromisso de comparecer à Justiça.
Na Serra, os agentes cumpriram dois mandados de busca no bairro Planalto Serrano, mas nenhum item foi apreendido. Os materiais recolhidos, especialmente os eletrônicos, serão analisados tecnicamente para extração de dados que possam contribuir com o avanço das investigações.
Entenda o caso
O crime investigado ocorreu em 28 de maio, quando a vítima foi sequestrada por indivíduos armados enquanto estava na casa de uma jovem. De acordo com o relato feito à Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), o jovem foi forçado a entrar em um veículo prata, conduzido por um suspeito ligado ao tráfico de drogas local.
A motivação seria uma suposta dívida por uso de entorpecentes. A vítima foi levada a uma área rural, onde foi ameaçada de execução. Os autores planejavam abandonar o corpo em uma área de mata.
Durante o trajeto de retorno, o grupo foi surpreendido por rivais armados em um carro branco, o que provocou uma troca de tiros. Aproveitando o confronto, a vítima conseguiu fugir e foi localizada por policiais militares nas proximidades de uma capotaria.
A polícia encontrou o veículo usado no crime com portas abertas e motor quente, o que indicava uso recente. O carro foi removido ao pátio do Detran por uso em atividade criminosa e por estar estacionado de forma irregular.
No local, os policiais também recolheram cápsulas deflagradas de pistola calibre .380 e projéteis deformados. Segundo o relato da vítima, o crime foi motivado após ela ter prestado serviço de entrega de drogas para uma facção rival à dos agressores, o que teria motivado a tentativa de execução.O suspeito preso está à disposição da Justiça e deverá passar por audiência de custódia.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram