O avanço de uma frente fria derrubou as temperaturas em várias regiões do Espírito Santo entre os dias 5 e 7 de julho, provocando recordes de mínimas em diversas cidades, inclusive na Grande Vitória, que registrou os menores valores do ano até agora.
Na região serrana, os termômetros chegaram a 4,8°C em Aracê, distrito de Domingos Martins, no domingo (6). Em Venda Nova do Imigrante, a mínima foi de 7,7°C, enquanto Santa Teresa marcou 9,6°C e Afonso Cláudio, 11,7°C.
Na Região Metropolitana, os municípios de Vila Velha e Vitória também bateram recordes absolutos em 2025. Vila Velha registrou 13,2°C, superando os 14,1°C do dia anterior. Em Vitória, a mínima foi de 14,6°C, abaixo dos 14,9°C registrados no domingo (6).
Os dados foram divulgados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A queda nas temperaturas foi provocada por uma massa de ar polar, associada a céu limpo e baixa umidade, condições típicas do inverno na região, segundo a Coordenação de Meteorologia do Incaper.
Previsão do tempo
A previsão para os próximos dias indica tempo firme até quarta-feira (10). A partir daí, aumentam as chances de chuva nas regiões Norte, Nordeste, Grande Vitória e leste da Região Serrana. As instabilidades devem se intensificar na sexta-feira (11), com possibilidade de chuva ao longo do dia, especialmente entre a Grande Vitória e o Nordeste capixaba.
Confira os recordes de temperatura mínima registrados em 07/07/2025
- Aracê (Domingos Martins): 4,8°C
- Venda Nova do Imigrante: 7,7°C
- Santa Teresa: 9,6°C
- Afonso Cláudio: 11,7°C
- Vila Velha: 13,2°C (recorde anual)
- Vitória: 14,6°C (recorde anual)
Fontes: Incaper e Inmet
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram