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Ferrovia Transnordestina recebe novo aporte de R$ 816,6 milhões do FDNE para acelerar obras

Recursos viabilizados por leilão de cotas do Finor serão aplicados na compra de ações da concessionária, com expectativa de operação em 2025.

redação Por redação
11/07/2025 - 10:14
em Cidade
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Com novo aporte de R$ 816,6 milhões do FDNE, obras da Ferrovia Transnordestina avançam rumo à fase de operação. Conexão entre PI, CE e PE deve impulsionar logística no Nordeste.

Imagem:Agência Brasil

O avanço da Ferrovia Transnordestina, uma das principais obras de infraestrutura logística do país, recebeu um novo impulso com a liberação de R$ 816,6 milhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). O valor será investido na aquisição de ações preferenciais da concessionária TLSA, responsável pela execução do empreendimento. A medida foi autorizada por meio da Lei nº 15.158, sancionada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin.

A iniciativa faz parte dos esforços do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para garantir a finalização da ferrovia, que atravessará Piauí, Ceará e Pernambuco, conectando o Porto do Pecém (CE) ao município de Eliseu Martins (PI), em um trajeto total de 1.750 quilômetros.

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Segundo o secretário nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares, a modelagem por meio da compra de ações permite à concessionária captar recursos sem comprometer o resultado fiscal da União. “Esse formato é mais ágil e garante retorno ao fundo, sem interferir no controle da companhia, que segue com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)”, destacou Tavares.

Aporte estratégico

O novo recurso foi arrecadado em março deste ano com o segundo leilão de cotas escriturais do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor). Ao todo, o FDNE já investiu R$ 3,8 bilhões na Transnordestina. Em 2023, um aditivo contratual autorizou novos aportes, com previsão de até R$ 1 bilhão por ano até 2027. Desses, R$ 400 milhões já foram injetados no projeto.

O orçamento total da ferrovia está estimado em R$ 15 bilhões, sendo necessários R$ 7 bilhões adicionais para a conclusão da obra. A expectativa é de que a operação comece em 2025, em fase de testes, com o transporte inicial de soja, milho, farelo e calcário.

Avanço físico da obra

A primeira fase da Transnordestina — 1.061 km de extensão — já alcançou 75% de avanço físico. Atualmente, 85% dos lotes que conectam até o Porto do Pecém já estão contratados. A entrega integral desta fase está prevista para 2027.

A ferrovia tem potencial estratégico para o escoamento de commodities agrícolas e minérios da região, conectando polos produtivos do interior aos principais portos do Nordeste, o que deve impulsionar significativamente a economia regional e a competitividade nacional.

Operação e impacto regional

O trecho em comissionamento terá como ponto de partida o Terminal Intermodal de Cargas do Piauí, com destino ao centro-sul do Ceará e regiões de Pernambuco. A expectativa é que o início da operação reforce o papel da ferrovia como vetor de desenvolvimento e atração de investimentos para o Nordeste.

Com o apoio do Governo Federal e o engajamento do setor produtivo, a Transnordestina se consolida como uma das principais obras de integração logística do país, conectando cadeias produtivas e promovendo crescimento sustentável na região.

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Tags: #CSN#obras públicaseconomia regionalFDNEFerrovia Transnordestinainfraestrutura ferroviáriainvestimento no Nordestelogística brasileiraMinistério da Integraçãotransporte de cargas
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