Um ciclone formado no Rio Grande do Sul mantém o tempo instável na Região Sul nesta segunda-feira (28), com pancadas de chuva moderadas e ventos fortes. Rajadas entre 50 e 70 km/h foram registradas no território gaúcho, enquanto no leste do estado, em Santa Catarina e no Paraná, os ventos chegaram a 90 km/h.
O fenômeno também provocou impactos no Sudeste. Em São Paulo, no início da manhã, houve chuva e ventania, resultando na queda de uma árvore sobre um veículo na zona leste da capital.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja — que indica perigo — para vendavais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná. Os ventos devem variar entre 60 e 100 km/h, com risco de danos. O alerta permanece válido até o fim desta segunda.
Também há alerta laranja para ventos costeiros, abrangendo o litoral do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e parte do Espírito Santo. Esse aviso segue até o fim da terça-feira (29). Em áreas serranas, o Inmet alerta ainda para a possibilidade de granizo devido à instabilidade atmosférica.
Frio intenso e tempo seco
A previsão para São Paulo indica queda brusca nas temperaturas a partir desta terça-feira (29), com mínimas entre 10 °C e 16 °C. Na quarta (30), os termômetros podem marcar até 8 °C. No restante do estado paulista e também no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, o tempo deve se manter firme e ensolarado.
Já no Nordeste, a previsão aponta risco de temporais e chuva forte na faixa litorânea, enquanto o interior segue com tempo seco e baixa umidade — inferior a 30% — especialmente no Piauí, Maranhão e oeste da Bahia.
Na Região Norte, pancadas de chuva são esperadas no Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia. Em Tocantins, Amapá e Pará, o tempo continua seco, com sol predominante.
No Centro-Oeste, as chuvas devem atingir apenas o Mato Grosso do Sul. Já em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, o cenário é de tempo firme e umidade crítica, entre 12% e 20% nas horas mais quentes do dia.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram