Estudantes interessados em concorrer a uma bolsa de estudo no ensino superior têm até as 23h59 desta sexta-feira (4/7) para se inscrever no processo seletivo do segundo semestre de 2025 do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do Ministério da Educação, no endereço: acessounico.mec.gov.br/prouni.
Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) está oferecendo 211.554 bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Destas, 118.004 são bolsas integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e 93.550 são parciais, cobrindo 50% do valor.
As bolsas estão distribuídas entre 887 instituições de todo o país, em mais de 370 cursos diferentes. O curso com maior número de vagas é administração, seguido por direito, pedagogia, educação física e medicina.
Cursos com mais bolsas
- Administração: 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais
- Direito: 4.277 integrais e 8.875 parciais
- Pedagogia: 8.465 integrais e 2.874 parciais
- Educação física: 6.063 integrais e 2.876 parciais
- Medicina: 988 integrais e 171 parciais
As características de cada bolsa podem ser consultadas no Portal Acesso Único, por meio de busca por curso, instituição ou município.
Requisitos para inscrição
Para participar, é necessário:
- Ter concluído o ensino médio;
- Ter participado do Enem em 2023 ou 2024;
- Ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das provas;
- Não ter zerado a redação;
- Não ter participado do Enem na condição de treineiro.
O candidato deve atender ainda a pelo menos um dos critérios socioeconômicos, como ter estudado em escola pública, ser bolsista em escola privada ou possuir deficiência. Professores da rede pública podem concorrer a cursos de licenciatura e pedagogia, independentemente da renda.
As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já as parciais podem ser solicitadas por quem tem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.
Além disso, os candidatos podem optar por concorrer em ampla concorrência ou por meio de políticas afirmativas voltadas a pessoas com deficiência e autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas.
Resultado e chamadas
A primeira chamada será divulgada no dia 7 de julho. A segunda chamada está prevista para o dia 28 do mesmo mês, ambas no site do Prouni.
Prouni 20 anos
Criado em 2004, o Prouni completa 20 anos em 2025. Desde a sua criação, mais de 3,5 milhões de estudantes foram contemplados com bolsas de estudo. Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2023, 58% dos bolsistas do programa concluíram a graduação – índice bem superior aos 36% entre alunos que não participaram da iniciativa.
Mulheres (56%) e negros (55%) são maioria entre os beneficiados ao longo das duas últimas décadas, evidenciando o papel fundamental do programa na democratização do acesso ao ensino superior.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.