O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Santiago, no Chile, nesta segunda-feira (21), para participar de uma reunião de alto nível sobre a defesa da democracia, organizada pelo presidente chileno Gabriel Boric. Também participam do encontro os presidentes Gustavo Petro (Colômbia), Pedro Sánchez (Espanha) e Yamandú Orsi (Uruguai).
A programação inclui uma reunião reservada entre os chefes de Estado e um encontro com representantes da sociedade civil, do meio acadêmico e de centros de reflexão (think tanks). As discussões giram em torno de três grandes eixos:
- Defesa da democracia e do multilateralismo
- Combate às desigualdades
- Tecnologias digitais e enfrentamento à desinformação
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), o evento dá continuidade à reunião “Em Defesa da Democracia: Lutando Contra o Extremismo”, realizada em setembro de 2024 durante a 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, por iniciativa conjunta de Lula e Pedro Sánchez.
Apesar de a cúpula já estar programada anteriormente, o contexto atual ganhou novo peso com as recentes declarações e ataques do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, envolvendo o Brasil e suas instituições democráticas. O tema, inevitavelmente, estará entre os principais pontos debatidos entre os líderes presentes.
O próximo encontro da iniciativa está previsto para ocorrer durante a 80ª Semana de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU, em setembro, em Nova York, consolidando uma articulação internacional contínua em defesa dos regimes democráticos e da cooperação global.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram