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Lula assina decreto que regulamenta Programa BR do Mar para ampliar cabotagem e reduzir custos logísticos

Medida fortalece setor naval e portuário; governo prevê corte de até 60% nos custos logísticos e aumento de contêineres transportados pela costa brasileira.

redação Por redação
16/07/2025 - 14:16
em Brasil
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Presidente Lula regulamenta BR do Mar, programa que amplia cabotagem no Brasil, reduz custos logísticos e incentiva a indústria naval; setor portuário já cresceu 5% em 2024.

Imagem:Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira (16), o decreto que regulamenta o Programa BR do Mar, iniciativa do Governo Federal que visa ampliar a navegação de cabotagem, reduzir custos logísticos e estimular o desenvolvimento da indústria naval no Brasil. A medida foi oficializada por meio de despacho interno, uma vez que Lula não pôde comparecer ao evento de lançamento no Palácio do Planalto devido a compromissos de agenda.

O Programa BR do Mar foi instituído por lei sancionada em janeiro de 2022 e tem como foco a navegação costeira entre portos brasileiros, incluindo o uso de vias navegáveis interiores. De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a iniciativa deverá reduzir os custos do setor portuário entre 20% e 60%, ao mesmo tempo em que amplia significativamente a movimentação de contêineres no país.

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“O programa vai fazer com que a gente possa utilizar o nosso mar, os nossos rios, mas sobretudo os 8 mil quilômetros do litoral brasileiro para transformar o litoral numa grande BR [rodovia], fazendo com que a gente amplie a cabotagem no Brasil, saindo de um volume de 1,2 milhão de contêineres para 2 milhões”, explicou o ministro.

Costa Filho ressaltou que o governo federal também está comprometido com as concessões portuárias e planeja realizar mais de 60 leilões ao longo de quatro anos. Segundo ele, o setor portuário registrou crescimento de quase 5% em 2024, com destaque para os portos públicos, que avançaram 7%. No mesmo período, o segmento de contêineres cresceu mais de 18%.

O ministro enfatizou ainda que o BR do Mar faz parte de uma estratégia mais ampla de reestruturação logística no país. “Na hora que a gente tem esses novos modais de transportes consolidados, como a BR do Mar, e agora no segundo semestre vamos lançar a BR dos Rios, nós estamos preparando essas novas rotas de integração do Brasil, gerando competitividade e fortalecendo, sobretudo, quem produz no Brasil”, afirmou.

Atualmente, cerca de 65% de todo o transporte de cargas no Brasil ocorre por rodovias. Com o fortalecimento da cabotagem, o governo busca reduzir a dependência desse modal e oferecer alternativas mais sustentáveis e econômicas para o escoamento da produção nacional.

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Tags: #Contêineres#Indústria Naval#LogísticaBR do MarBR dos Rioscabotagemcusto logísticodecreto presidencialEconomia brasileiraInfraestruturaLulaportos brasileirossetor portuárioSilvio Costa Filhotransporte marítimo
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