Começam nesta segunda-feira, 14 de julho, as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2025. São oferecidas 74.500 vagas em 18.419 cursos e turnos, distribuídos entre 1.215 instituições particulares de ensino superior.
Os interessados poderão se inscrever gratuitamente até 18 de julho, exclusivamente pelo Portal Acesso Único (acessounico.mec.gov.br). Para isso, é necessário utilizar o login Gov.br, com CPF e senha. Quem ainda não tem conta pode criar uma gratuitamente na plataforma.
Cada candidato poderá selecionar até três opções de curso, informando a ordem de preferência.
Requisitos para participar
Para concorrer a uma vaga, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação. A prova não pode ter sido feita na condição de “treineiro”.
Também é exigido que o candidato tenha renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.
Distribuição de vagas
Os estados com maior número de oportunidades são:
- São Paulo: 11.397 vagas
- Bahia: 8.050 vagas
- Minas Gerais: 7.970 vagas
Resultado e lista de espera
O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de julho. Os pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 30 de julho e 1º de agosto.
As vagas não preenchidas serão ocupadas por meio da lista de espera, com convocações entre 5 de agosto e 19 de setembro. Os candidatos terão até três dias úteis para confirmar a inscrição após cada chamada.
Reservas de vagas e Fies Social
Desde 2024, o Fies reserva vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, além do Fies Social.
Neste modelo, 50% das vagas são destinadas a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para esses candidatos, é possível financiar até 100% dos encargos educacionais.
Sobre o Fies
O Fies é um programa do Ministério da Educação que concede financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas que aderirem ao programa e tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
A proposta do Fies Social é ampliar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda, cumprindo um papel transformador na sociedade ao garantir mais oportunidades educacionais.
*Compartilhe este editorial do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram