Um sistema de alta pressão associado a uma massa de ar polar deve manter as temperaturas baixas nesta quarta-feira (13) no Sul e parte do Sudeste, com previsão de mínima de até 3°C e risco de geadas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As serras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, estão entre as regiões com maior chance de ocorrência do fenômeno.
Nesta terça-feira (12), Cambará do Sul (RS) e as cidades mineiras Monte Verde e Patrocínio registraram as menores temperaturas do país, com -0,3°C.
Chuvas no Norte e Nordeste
No Norte e Nordeste, a previsão indica chuvas intensas até quarta-feira em áreas do Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Maranhão.
Alerta de baixa umidade
O Inmet também emitiu alerta para baixa umidade relativa do ar, inferior a 30%, em ao menos 15 estados. Em regiões de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo e Minas Gerais, além de Goiás e Distrito Federal, a umidade deve variar entre 20% e 12%.
Calor retorna na quinta-feira
A partir de quinta-feira (14), o calor volta a predominar em Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, faixa litorânea do Maranhão e centro-norte do Piauí, com máximas que podem ultrapassar os 36°C.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram