Encerra-se nesta quarta-feira (2) o prazo para que candidatos do Enem 2025 recorram da negativa às solicitações de atendimento especializado. A data limite, que inicialmente era a última sexta-feira (27), foi prorrogada pelo Ministério da Educação (MEC) para garantir mais tempo aos participantes.
O recurso deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante e requer o envio de documentos que justifiquem a nova análise por parte do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A documentação precisa estar nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB, ser legível e estar redigida em português.
Para validação do pedido, os laudos médicos devem conter o nome completo do participante, diagnóstico com a descrição da condição ou o código CID-10 correspondente, além da assinatura e identificação do profissional responsável, com o número do registro no CRM, RMS ou outro órgão competente.
Entre os perfis elegíveis para atendimento especializado estão pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, idosos e candidatos com transtornos funcionais específicos, como autismo, dislexia e TDAH.
Caso o recurso seja aprovado, o participante poderá contar com adaptações como prova em braile, letra ampliada, sala individual, tempo adicional, uso de leitor de tela ou guia-intérprete, entre outros. Será permitido também o uso de materiais próprios, como máquina braile, óculos especiais, medidor de glicose e bomba de insulina, conforme previsto no edital.
Os itens utilizados serão verificados no dia da aplicação pelo chefe de sala, para garantir a segurança e a regularidade do exame.
As provas do Enem 2025 ocorrerão nos dias 9 e 16 de novembro, em todos os estados brasileiros. Em função da realização da COP30, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o exame será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro.
O Enem é considerado a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sisu, Prouni e Fies. A nota também pode ser usada para ingresso em universidades portuguesas conveniadas ao Inep e como certificação do ensino médio para maiores de 18 anos.
* Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.