Os candidatos brasileiros inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos no Exterior (Encceja Exterior) 2025 que tiveram negado o pedido de atendimento especializado podem entrar com recurso até esta sexta-feira, dia 11 de julho.
O procedimento deve ser realizado exclusivamente pela Página do Participante, no sistema do exame. É necessário anexar um novo documento que comprove a condição que justifica o atendimento — como no caso de pessoas com deficiência (PCD), lactantes ou pessoas idosas.
Segundo o edital, o resultado do recurso será divulgado a partir de 16 de julho. Caso seja aceito, o participante terá direito a 60 minutos extras por turno de prova.
Quem pode participar
A participação no Encceja Exterior é gratuita, voluntária e voltada a jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade regular. Para o ensino fundamental, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos até a data do exame. Já para o ensino médio, a exigência é de 18 anos completos.
Modalidade PPL (privados de liberdade)
Participantes em cumprimento de Penas Privativas de Liberdade (Encceja Exterior PPL) também podem solicitar recursos. Nesses casos, o pedido deve ser feito pelo responsável junto ao Consulado-Geral brasileiro no país onde o exame será aplicado.
O Encceja Exterior e sua modalidade PPL são organizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e as representações diplomáticas brasileiras.
Locais e datas das provas
A edição regular do Encceja Exterior 2025 será aplicada em 28 de setembro nas seguintes cidades:
- Alemanha: Frankfurt
- Bélgica: Bruxelas
- Espanha: Barcelona e Madri
- Estados Unidos: Boston, Miami e Nova York
- França: Paris
- Holanda: Amsterdã
- Itália: Roma
- Japão: Hamamatsu, Nagoia e Tóquio
- Portugal: Lisboa
- Suíça: Genebra
- Suriname: Paramaribo
Já as provas do Encceja Exterior PPL ocorrerão de 29 de setembro a 3 de outubro em unidades prisionais de Nagoia e Tóquio (Japão) e Madri (Espanha).
Estrutura da prova
O exame é composto por quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação. A avaliação varia conforme o nível de ensino (fundamental ou médio).
A divulgação dos resultados, tanto para a modalidade regular quanto para a PPL, está prevista para 15 de dezembro.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram