Mesmo sob medidas cautelares e usando tornozeleira eletrônica, o ex-presidente Jair Bolsonaro participou nesta terça-feira (29) de uma motociata realizada em Brasília, paralelamente ao Capital Moto Week, tradicional festival de música e motociclismo que ocorre anualmente na cidade.
Diferentemente dos anos anteriores, Bolsonaro não participou montado em motocicleta, mas seguiu o percurso em cima de um trio elétrico, acompanhado por apoiadores e aliados políticos, como o senador Flávio Bolsonaro, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
O trajeto teve início na região da Granja do Torto, local que sedia as atividades do Capital Moto Week, incluindo áreas de acampamento para os motoclubes.
Desde o dia 18 de julho, Bolsonaro cumpre medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, as regras proíbem o ex-presidente de sair de casa aos fins de semana, além de restringirem sua circulação entre as 19h e 6h, de segunda a sexta-feira.
Apesar da associação com o festival, a organização oficial do Capital Moto Week esclareceu que a motociata desta terça não faz parte da programação do evento. Em nota enviada à Agência Brasil, os organizadores afirmaram que se trata de uma manifestação independente.
“Nosso tradicional passeio motociclístico do Capital Moto Week acontecerá no sábado (2), encerrando a programação oficial, como acontece todos os anos”, informou a organização.
O Capital Moto Week reúne centenas de motoclubes de todas as regiões do país e movimenta o cenário musical e turístico de Brasília. Em edições anteriores, a motociata oficial costumava ocorrer aos fins de semana, passando por pontos icônicos da cidade como a Esplanada dos Ministérios.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram