Em sessão deliberativa realizada nesta quarta-feira (13), o Senado Federal aprovou sete indicações para cargos em tribunais superiores e órgãos de controle.
Para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), foram confirmados os nomes de Marluce Bezerra e Carlos Augusto Brandão como ministros. No Superior Tribunal Militar (STM), a escolhida foi Verônica Sterman.
Na diretoria da Agência Nacional do Cinema (Ancine), a indicação aprovada foi a de Patrícia Barcelos. Já para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), foram confirmadas as nomeações de Fabiana Barreto, Ivana Cei e Greice Stocker.
As votações, conduzidas pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ocorreram de forma secreta, individual e presencial, conforme determina a Constituição e o Regimento Interno. No entanto, o avanço das deliberações foi prejudicado pela redução do quórum no plenário, o que levou ao adiamento da análise de outras 15 autoridades indicadas.
Segundo Alcolumbre, a prioridade da sessão foi justamente apreciar essas nomeações, motivo pelo qual outros projetos foram retirados da pauta. Algumas indicações aguardavam votação desde o ano passado, enquanto outras foram encaminhadas ainda no início de 2025.
“Determinamos a retirada de todos os projetos da pauta para nos dedicarmos ao que determina a Constituição: a votação das autoridades indicadas para exercer funções públicas”, afirmou o presidente do Senado.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.