A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), em ação conjunta com o Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica (PCIES) e técnicos da EDP, identificou, nesta última terça-feira (12), um furto de energia elétrica em um restaurante no bairro Estância Monazítica, na Grande Jacaraípe, na Serra.
A operação foi desencadeada após denúncia sobre possível ligação irregular de energia em uma unidade consumidora sem medidor instalado. No local, que abriga um restaurante comercial, a responsável, uma mulher de 36 anos, acompanhou a perícia e apresentou contrato de locação assinado em abril de 2025.
De acordo com laudo pericial, foi constatada uma ligação direta bifásica, sem registro de consumo ou faturamento, configurando furto de energia. Técnicos da EDP confirmaram que, no mesmo endereço, existiam outras instalações regulares, sendo a irregularidade exclusiva da unidade sem medidor.
A empresária foi conduzida ao Deic, onde foi autuada em flagrante por furto de energia elétrica e liberada após pagamento de fiança. A EDP emitiu um Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI) com os detalhes técnicos da fraude.
Segundo a concessionária, além da investigação criminal, a responsável deverá ressarcir os valores referentes ao consumo não faturado, conforme determina a Resolução da Aneel, e pagar os custos administrativos relacionados à irregularidade.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram