O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (7), da inauguração da escultura do paisagista Roberto Burle Marx na fachada do Palácio da Justiça, em Brasília. A peça, produzida em granito branco do Ceará na década de 1980, foi recuperada no Sítio Roberto Burle Marx, no Rio de Janeiro, e integra o projeto arquitetônico idealizado por Oscar Niemeyer.
A instalação da escultura completa a proposta original do arquiteto para a Esplanada dos Ministérios, promovendo um diálogo visual entre os palácios da Justiça e do Itamaraty, conforme destacou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou o compromisso do governo com a valorização da cultura nacional e o legado de Burle Marx como ecologista e paisagista pioneiro.
Além de embelezar o Palácio da Justiça, a obra reforça a importância do paisagismo brasileiro e valoriza a flora nativa, aspectos centrais do trabalho de Burle Marx. O projeto de recuperação contou com o acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Governo do Distrito Federal.
O paisagista também foi responsável pelo desenho de outras áreas históricas de Brasília, como o Parque Zoobotânico e os jardins do Palácio do Jaburu, consolidando seu legado no planejamento urbanístico da capital.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram