O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (5) que irá aumentar “substancialmente” as tarifas sobre as importações provenientes da Índia nas próximas 24 horas. A medida é uma resposta direta às contínuas compras de petróleo bruto russo realizadas pelo país sul-asiático.
A declaração foi feita durante entrevista ao programa Squawk Box, da CNBC. Trump criticou duramente o que considera um desequilíbrio na relação comercial entre os dois países, chamando a Índia de “a nação com as tarifas mais altas”.
“Eles fazem muitos negócios conosco, mas nós não fazemos com eles. Então, acertamos 25%, mas vamos aumentá-los substancialmente nas próximas 24 horas, porque estão comprando petróleo russo e alimentando a máquina de guerra”, afirmou o presidente americano.
A fala de Trump vem um dia após a Índia rejeitar críticas dos Estados Unidos e da União Europeia sobre seu comércio de petróleo com a Rússia. Em comunicado, o governo indiano declarou que continuará adotando medidas para proteger seus interesses nacionais e sua segurança econômica. “As acusações contra a Índia são infundadas”, afirmou Nova Délhi.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram