O ex-presidente Jair Bolsonaro tem até às 21h13 desta terça-feira (22),para apresentar explicações ao Supremo Tribunal Federal (STF)sobre o descumprimento da proibição de uso das redes sociais, incluindo publicações feitas por terceiros. A determinação é do ministro Alexandre de Moraes, que reforçou as medidas cautelares impostas a Bolsonaro na última semana.
A decisão foi tomada após o ex-presidente compartilhar links de entrevistas concedidas à imprensa, contrariando a restrição. A notificação foi enviada por WhatsApp ao advogado Celso Villardi, integrante da defesa de Bolsonaro, às 21h13 de segunda-feira (21), dando início ao prazo de 24 horas para o cumprimento.
Na mesma tarde, Bolsonaro apareceu na Câmara dos Deputados utilizando a tornozeleira eletrônica, equipamento determinado por outra medida cautelar, e as imagens repercutiram amplamente nas redes e veículos de comunicação.
As restrições foram impostas no inquérito que apura a atuação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, junto ao governo dos Estados Unidos, com o objetivo de promover retaliações contra o Brasil e o Supremo Tribunal Federal, além de interferir no andamento da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022.
Segundo Moraes, as medidas são fundamentais para evitar uma possível fuga de Bolsonaro do paíse garantir o cumprimento das ordens judiciais.
Veja as medidas cautelares determinadas contra Bolsonaro
- Uso de tornozeleira eletrônica.
- Recolhimento domiciliar noturno (das 19h às 6h em dias úteis, e integral em fins de semana e feriados).
- Proibição de acesso ou aproximação de embaixadas e consulados estrangeiros.
- Proibição de contato com embaixadores ou autoridades estrangeiras.
- Proibição de uso de redes sociais, seja diretamente ou por meio de terceiros.
- Proibição de contato com Eduardo Bolsonaro e outros investigados ligados à trama golpista.
A defesa ainda não se pronunciou oficialmente sobre as advertências mais recentes.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram