Em 2024, 59,2% das crianças das redes públicas do Brasil foram alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental. Os dados são do Indicador Criança Alfabetizada, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira (11). O índice representa um crescimento de 3,2 pontos percentuais em relação a 2023, quando o indicador era de 56%.
O avanço coloca o país muito próximo da meta nacional de 60% para este ano, estabelecida pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o resultado poderia ter sido ainda melhor, não fosse a tragédia climática no Rio Grande do Sul, que impactou significativamente os índices educacionais do estado.
“Se o Rio Grande do Sul tivesse mantido o mesmo percentual de 2023, teríamos atingido 60,2%. A queda de 63,4% para 44,7% em 2024 foi reflexo direto da situação de calamidade”, explicou o ministro.
Municípios e estados em destaque
Cerca de 2 milhões de alunos de 42 mil escolas, em 5.450 municípios, participaram das avaliações estaduais que compõem o indicador. Do total de 5.312 municípios comparados entre 2023 e 2024, 58% aumentaram o percentual de alunos alfabetizados e 53% já atingiram a meta proposta.
Onze estados alcançaram a meta estabelecida para o ano, e dezoito registraram avanços em comparação ao ano anterior. O Ceará lidera o ranking nacional com 85,3% de crianças alfabetizadas, superando inclusive a meta de 80% prevista para 2030. Em seguida aparecem:
- Goiás: 72,7%
- Minas Gerais: 72,1%
- Espírito Santo: 71,7%
- Paraná: 70,4%
Roraima foi o único estado que não implementou o sistema de avaliação e, por isso, não apresentou dados. No entanto, o estado já confirmou participação na próxima edição. Acre e Distrito Federal participaram da avaliação pela primeira vez em 2024.
Metas progressivas e critério de avaliação
A meta nacional para 2025 é de 64% de crianças alfabetizadas na idade certa, com objetivo de chegar a 80% até 2030. O ministro Camilo Santana enfatizou: “Nosso objetivo é alcançar 100% de crianças alfabetizadas, mas estabelecemos 80% como mínimo para todos os estados”.
O Indicador Criança Alfabetizada é calculado a partir das avaliações estaduais, utilizando itens fornecidos pelo Inep. A prova tem 16 questões de múltipla escolha e três discursivas, incluindo uma produção textual. A aplicação ocorreu entre outubro e novembro de 2024.
O critério para considerar a criança alfabetizada é a pontuação mínima de 743 na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o que indica domínio de leitura de palavras, frases e textos curtos, além da capacidade de interpretar informações diretas e fazer pequenas inferências.
Investimentos e ações de apoio
O CNCA já conta com a adesão de 5.558 municípios e todos os estados, com mais de R$ 1 bilhão investidos em ações como alinhamento dos sistemas de avaliação, formação continuada de professores e mobilização para melhorar os resultados.
Entre as iniciativas de destaque estão os webinários de formação em língua portuguesa, a Plataforma de Avaliações Formativas do MEC, e o Guia da Avaliação Contínua da Aprendizagem. Além disso, a Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) foi criada para identificar e apoiar redes com maior necessidade de suporte técnico e pedagógico.
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